Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus . Saiba mais sobre a doença


← Voltar para as Notícias




Postado em 30 de janeiro de 2020 às 9:10


Segundo as informações que foram divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo  Ministério da Saúde, em Brasília, o Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus .Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro.

Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará.

Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

– Coronavírus: O que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China

A nova epidemia de coronavírus já matou 132 pessoas e infectou mais de 6 mil em pelo menos 18 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

A variação que está infectando diversas pessoas na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos, a suspeita é que foi por algum animal silvestre, mas ainda não se sabe qual foi o responsável nem como ele transmitiu a doença. Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja uma cobra.

 – Quais são os sintomas?

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Informações do G1