Como escolher protetor solar ideal?


← Voltar para as Notícias




Postado em 7 de janeiro de 2019 às 10:52


O verão chegou. e para quem pretende aproveitar o sol,o protetor solar é fundamental, não somente quando estamos expostas ao sol – na praia ou na piscina -, mas também no nosso dia a dia. Quem ainda não tem esse hábito, deve adquiri-lo o mais rápido possível, a fim de cuidar da sua saúde e evitar o envelhecimento precoce da pele.

Porém, muitas pessoas, apesar de reconhecerem a necessidade de usar protetor solar, ainda têm dúvidas sobre o assunto. Algumas das questões mais recorrentes são: como escolher um bom protetor solar? O que devo levar em consideração na hora da compra?

O que significa FPS?

Na hora de escolher um protetor solar, um dos primeiros pontos que observamos é o FPS (Fator de Proteção Solar). Mas será que todo mundo sabe, de fato, qual é sua importância?

O FPS mede quanto tempo a pele exposta ao sol demora a ficar vermelha. Esse tempo depende do tipo de pele e do horário da exposição solar. Por exemplo, quanto mais clara a pele, e quanto maior a intensidade da radiação solar, menor é esse tempo.

Quando se é usado um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

Como fazer uma boa escolha?

Fica claro que pessoas com pele mais clara devem investir em um protetor solar com maior FPS, já que precisam de maior proteção contra o sol. Em peles morenas, o FPS pode ser menor, pois a pessoa possui mais pigmento melanina, que é um protetor natural da pele.

Outro ponto importante a se observar é o tipo de pele da pessoa. Por exemplo, aquelas que possuem pele oleosa, podem optar por versões oil-free (livre de óleo), mas sempre seguindo orientação do seu dermatologista.

Porém, todo cuidado é pouco: recentemente, foram divulgados pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) os resultados de testes que mostraram que algumas marcas de protetor solar oferecem fator de proteção solar reduzida em relação ao indicado na embalagem, entre outros problemas. Neste sentido, é importante estar sempre atenta às notícias e, também, pedir indicações, sempre que possível, para o seu dermatologista.

Resultado de imagem para dermatologista dr joao roberto antonio

De acordo com o Dr. João Roberto Antonio, Dermatologista, Alergologista e Imunologista na cidade de São José do Rio Preto/SP, alguns pontos merecem atenção na hora de escolher o protetor solar adequado.

“Na hora de escolher um bom protetor solar , procure um dermatologista.” – João Antonio

Como escolher um protetor solar?

Quais os tipos de protetores solares existem no mercado?

Como aplicar o protetor solar adequadamente e quando é necessário fazer a reaplicação do produto?