Delegacia Eletrônica possibilita registrar ocorrência online


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Postado em 27 de novembro de 2018 às 12:17


A inclusão digital e a tecnologia mudaram a realidade da população, seja com compras online, comunicação por redes sociais ou facilidade de acesso às informações. Mas o que muita gente ainda não sabe, é que existe um serviço que possibilita que as pessoas registrem boletins de ocorrência online. O que pode facilitar pra muitas pessoas que necessitarem do serviço.

 Porém, grande parte da população não conhece o método e, acaba se deslocando pessoalmente até uma delegacia para registrar uma ocorrência. A proposta, além de facilitar a comodidade das pessoas, visa diminuir os atendimentos presenciais, possibilitando que as autoridades de plantão tenham melhores condições de resolver casos mais graves. O serviço eletrônico da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi fundado no ano de 2000, e conforme o aumento da demanda, sofreu várias mudanças e melhorias nestes 18 anos. Em 2017 foram realizados 1.734.025 registros e neste ano, até o dia 31 de outubro, foram 1.336.885. Para registrar o caso, basta que a pessoa acesse o site www.policiacivil.sp.gov.br ou da Secretaria de Segurança Pública www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br, escolha a natureza da ocorrência, preencha um formulário corretamente e inclua os dados pessoais. O usuário será notificado por e-mail, com um link para gerar a impressão das cópias do boletim. O número do IP (Internet Protocol) do computador, será identificado para evitar falsa comunicação de crime e garantir a segurança dos usuários. Após o registro, um policial da Delegacia Eletrônica analisa o caso e fica responsável por aprovar ou reprovar o boletim de ocorrência. Uma vez aprovado, o boletim é encaminhado ao Distrito Policial da área onde ocorreu o crime, que investigará o caso. O projeto foi idealizado pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil e, melhorou bastante a rotina de quem precisa fazer algum tipo de registro criminal. Além de comunicar a ocorrência de forma rápida no conforto de casa ou do trabalho, a delegacia eletrônica também disponibiliza um campo onde se é possível complementar o boletim com informações ausentes, no momento do registro e acompanhar o andamento e a situação do caso registrado, além de ter uma página de duvidas frequentes dos usuários. A Secretaria de Segurança Pública esclarece que o serviço está disponível apenas para o registro de fatos ocorridos no estado de São Paulo. As investigações sobre crimes registrados pelo serviço eletrônico são realizadas pelas delegacias de polícia das áreas ou municípios onde ocorrem os fatos. A Polícia Civil alerta aos usuários que a falsa comunicação de crime e falsidade ideológica configuram crimes e o usuário poderá receber a visita de policiais civis, para entrevista pessoal sobre o delito notificado.