Janeiro Branco chama a atenção para cuidados com a Saúde Mental.


← Voltar para as Notícias




Postado em 21 de janeiro de 2020 às 9:54


Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ser cuidados seriamente. O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento.

Sobre o assunto, a Rádio Gazeta Fm entrevistou Fernanda Guarnieri – Psicóloga do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Orlândia.

Durante a entrevista, Fernanda destaca a importância dos profissionais de saúde trabalharem o tema também fora dos consultórios: “Todos nós, profissionais de saúde , precisamos entender o nosso papel na sociedade e levar o conhecimento sobre o assunto às pessoas.”

Ouça a entrevista:

Não é por acaso que janeiro foi escolhido como o mês para a tratar das questões emocionais e mentais. A virada do ano é sempre um momento de muitas expectativas e, consequentemente, grande ansiedade. O início de um novo ano sempre vem carregado de metas e planos que podem ou não serem concretizados. Portanto, saber lidar com essas emoções é de extrema importância.

Mesmo sendo difícil, é preciso saber enfrentar frustrações, desânimo, desespero etc. Do contrário essas emoções podem desencadear crises e agravar alguma condição psicológica. Por isso, é recomendável estar atento a certos sintomas, como:

  • Falta de ar
  • Sensação de morte
  • Tontura
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Dor de cabeça
  • Medo extremo
  • Tristeza por dias seguidos
  • Nervosismo sem motivo aparente

Estes e outros sinais podem apontar para algum problema psicológico. Portanto, não deixe de procurar um bom profissional para tratar desses distúrbios. Ninguém está livre de ter sua saúde mental afetada, e todo mundo tem traumas ou dificuldades de relacionamento que precisam somente de uma orientação especializada. E a melhor forma de alcançar o autoconhecimento e estar bem consigo mesmo é por meio da terapia.

Conheça mais sobre o assunto: https://janeirobranco.com.br/