A CAIXA começou a pagar no dia 9 de Abril a primeira parcela do auxílio emergencial . Porém, muitas pessoas ainda esperam o dinheiro do governo federal .
Quem se inscreveu pelo site ou pelo aplicativo “auxílio emergencial” (Android ou iOS) precisa esperar esperar a aprovação do cadastro. Se o programa mostra a mensagem “Situação: Em análise”, isso significa que o governo ainda não aprovou o benefício.
Inicialmente, a CAIXA informou que o prazo para responder via site ou app seria de cinco dias úteis. Contudo, muitos usuários relataram que o cadastro está em análise há mais tempo que isso.
Nas redes sociais, o perfil oficial da CAIXA afirmou que o prazo de cinco dias úteis é apenas uma estimativa, pois o banco depende da análise do cadastro que é feita pelo Ministério da Cidadania.
Questionado, o Ministério da Cidadania não explicou se houve atraso. Afirmou que “o processo de pagamento do auxílio emergencial é complexo, envolve vários fatores e tem sido conduzido com total transparência”.
O banco pede que as pessoas nessa situação tenham paciência e continuem conferindo a situação do cadastro no site ou no aplicativo.
Cadastro aprovado, mas não recebi o depósito
Segundo a CAIXA, depois que o cadastro é aprovado, o prazo para depósito é de três dias úteis.
Ao fazer o cadastro, o trabalhador tem que escolher entre indicar uma conta bancária já existente ou receber em uma poupança digital que será aberta automaticamente pela CAIXA.
Quem indicou uma conta no cadastro deve esperar o depósito em até três dias úteis. Caso isso não aconteça, entre em contato com a CAIXA pelo telefone 111. O banco também tem respondido muitos trabalhadores pelo perfil oficial do Twitter.
Para quem não tem conta em banco ou não indicou uma no cadastro, a CAIXA abrirá uma poupança digital, que deve ser movimentada pelo aplicativo “CAIXA Tem” .