O lança-perfume é uma droga produzida por meio de solventes químicos, com uma essência perfumada e benzina. É industrializado, embalado na forma líquida sob alta pressão – isso permite que ele evapore rapidamente ao entrar em contato com o ar.
Lança-perfume acelera os batimentos cardíacos assim que entra no organismo – podem chegar a 180 batimentos por minuto. Apesar de sua formulação consideravelmente simples, pois a droga é basicamente uma mistura de clorofórmio, álcool etílico com essência de frutas, as consequências da ingestão dessa droga podem ser graves, levando inclusive à morte.
Os efeitos causados no organismo humano podem sofrer variação, de acordo com a quantidade utilizada e o tempo de consumo da droga. Se iniciam entre 5 e 10 segundos após a inalação. Entre os principais efeitos causados pelo lança-perfume estão:
- Excitação, acompanhada de uma necessidade de correr riscos;
- Alucinação;
- Formigamento de extremidades do corpo, como mãos e pés;
- Ruído alto no ouvido;
- Sensação de felicidade, excitação e felicidade.
O efeito pode variar entre 30 segundos e 2 minutos após o seu uso. Vale ressaltar que após isso, é comum que o usuário tenha náuseas, fortes dores de cabeça e mal estar. Além disso, a depressão é um estado recorrente aos usuários do lança-perfume, pois a droga destrói os neurônios e causa danos irreversíveis ao cérebro.
O uso frequente leva a apatia, dificuldades de concentração e déficit de memória, além de lesões no fígado, medula óssea, nervos periféricos e rins. O solvente torna ainda o coração mais sensível a adrenalina, aumentando os batimentos sempre que algum esforço extra é necessário, e levando a morte por síncope cardíaca.
Lança-perfume pode levar ao vício. Apesar de muitos usuários considerarem o lança-perfume como uma droga sem efeitos à longo prazo, essa substância pode causar dependência química . Como é uma droga que possui efeito rápido, a alucinação dura poucos minutos, o usuário faz o seu uso diversas vezes, com o intuito de estender a sensação causada pela substância.
Porém, com o uso frequente os efeitos não se prolongam mais, e o organismo começa a se acostumar. Isso faz com que os usuários busquem por drogas mais pesadas, tornando o vício cada vez maior e mais difícil de ser controlado.
A abstinência do lança-perfume leva os usuários viciados à síndrome da abstinência que, embora com intensidade baixa, causa agitação, ansiedade, tremores, insônia e necessidade extrema da substância.