Volume do Sistema Cantareira tem ligeira recuperação, mas situação ainda é preocupante, diz especialista


← Voltar para as Notícias




Postado em 26 de novembro de 2018 às 9:56


Já são três meses em estado de alerta, ou seja, operando com volume igual ou menor do que 40%; nível atual está próximo do de 2013, época pré-crise de abastecimento.

O Sistema Cantareira operava com 35% do seu volume neste domingo (25), um aumento de 0,6% em relação ao volume registrado no início do mês (34,4% no último dia 1º). Já são três meses em estado de alerta, ou seja, operando com volume igual ou menor do que 40%.

Sistema Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana e abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia, 46% da população da região metropolitana de São Paulo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), orgão que regulamenta o setor.

Para o professor da USP Pedro Luiz Côrtes, a situação atual é ‘preocupante”, visto que o nível atual está próximo do de 2013, época pré-crise de abastecimento. Em 25 de novembro de 2013, o Sistema operava com 31,7%.

“Não conseguimos sequer alcançar o nível de um ano tipicamente seco, como foi 2017. Isso torna a situação ainda mais preocupante”, diz Côrtes.

De acordo com o especialista, a principal fase de recarga do Cantareira ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, mas essa recarga poderá não ser a ideal.

“Embora com o El Niño que se aproxima esteja previsto um aumento nas chuvas, elas ocorrerão sob a forma de pancadas isoladas (pode chover muito em uma região enquanto outras permanecem sem chuva). Essa não é a situação ideal para recarga dos mananciais. Além disso, o El Niño gera um aumento de temperatura, levando a um maior consumo de água e a maior evaporação nos mananciais.”

Nos últimos 13 meses, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diz ter poupado mais de 27% do que estava autorizada a retirar do sistema.

Recuperação lenta no pós-crise

Desde 2014, o Sistema Cantereira tem sido lento para recuperar seu volume. Em 25 de novembro de 2016 o volume do Sistema era de 44,%. Na mesma data de 2017, o volume era de 44,6%. Este ano, são 34,4%).

“Esta demora na recuperação é um ponto que considero muito importante. Isso já havia sido previsto durante a crise e vem se confirmando só longo dos últimos anos”, diz Pedro.

A Sabesp alerta para a necessidade de economia de água por parte da população. “É essencial que a população mantenha sempre os hábitos de consumo consciente de água, evitando o desperdício”, disse em nota.

SITUS TOTO ☝️ 19 BANDAR TOGEL ONLINE RESMI TERPERCAYA HADIAH 4D 10 JUTA 2024
Added to

Sorry, there was a problem.

List unavailable.

SITUS TOTO ☝️ 19 BANDAR TOGEL ONLINE RESMI TERPERCAYA HADIAH 4D 10 JUTA 2024

5 5 out of 5 star 10.360 ratings

SITUS TOTO
SITUS TOGEL

SITUS TOTO ☝️ 19 BANDAR TOGEL ONLINE RESMI TERPERCAYA HADIAH 4D 10 JUTA 2024

SITUS TOTO adalah 19 bandar togel online resmi terpercaya hadiah 4d 10 juta yang mana ini sering di cari oleh para bentor untuk melakukan bettingan togel secara online dikarenakan memiliki pasaran togel resmi terlengkap dengan minimal bet 100 perak, Kemenangan pasti akan di bayar lunas langsung di situs toto terbaik 2024.

Review this product

Share your thoughts with other customers

Top reviews

Reviewed on 23 November 2024
Situs Toto Berlisensi Resmi Pertama Di Indonesia
Reviewed on 2 Januari 2025
Situs Togel Terpercaya Menang Berapapun Di Bayar
Reviewed on 15 Februari 2025
Permainan toto togel 4d Jackpot terbesar
Developing Capacity Between Water and Sanitation Service Providers to Address SDG 6 | GWOPA
Our focus

Local water and sanitation services providers are key actors in achieving the SDG.

GWOPA, facilitated by UN-Habitat, supports water and sanitation service in achieving SDG 6. Through Water and Sanitation Operators’ Partnerships, known as WOPs and SWOPs, the GWOPA network strengthens the capacities of water and sanitation operators through not-for-profit peer-to-peer exchanges. GWOPA was established in 2009 and is hosted in Bonn, Germany, leading global efforts to promote effectiveness and efficiency of Water Operators’ Partnerships (WOPs) to improve services for all.